lobo888 fortune tiger -O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou a votação do recurso que os advogados do ex-presidente J

TSE tem dois votolobo888 fortune tiger -s pela rejeição do recurso sobre

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou a votação do recurso que os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentaram à Corte contra a decisão que o tornou inelegível por oito anos. O ministro Benedito Gonçalves,çãlobo888 fortune tiger - corregedor-geral e relator do caso, votou pela rejeição do recurso nesta sexta-feira (22). Ele foi acompanhado pelo ministro André Ramos Tavares.

Continua após publicidade

O recurso está em análise no plenário virtual da corte eleitoral, e o resultado definitivo deverá ser apresentado até 28 de setembro, data-limite para os demais ministros depositarem seus votos. Caso algum ministro peça vista ou destaque, a votação poderá ser suspensa e retomada em plenário físico.

Em 30 de junho, o plenário do TSE reconheceu a inelegibilidade do ex-chefe do Executivo, por 5 a 2, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em reunião no Palácio do Alvorada com embaixadores em julho de 2022. No encontro, Bolsonaro criticou o sistema eleitoral brasileiro e questionou a confiabilidade sobre as urnas eletrônicas.

:: Com Bolsonaro inelegível, qual o futuro do bolsonarismo? ::

Com a decisão, o ex-presidente poderá candidatar-se novamente apenas em 2030, ficando afastado de três eleições.

No início de agosto, a defesa de Bolsonaro ingressou com &39;embargos de declaração&39; com o objetivo de que os ministros reconheçam erros ou contradições no acórdão do julgamento.

O colegiado é composto pelos ministros Benedito Gonçalves, Floriano de Azevedo Marques Neto, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes, que votaram pela inelegibilidade do ex-presidente; e por Raul Araújo e Kassio Nunes Marques, que votaram contra as acusações.

:: TSE e STF: como Bolsonaro vai tentar reverter sua inelegibilidade ::

Entenda o contexto 

O julgamento do colegiado no tribunal é soberano, porém, ainda há espaço para questionamento de pontos específicos do acórdão. Esse tipo de recurso é chamado de &39;embargos de declaração&39;. Ele não questiona o mérito do julgamento, mas eventuais mal entendidos ou dubiedades do texto.

Enquanto as discussões sobre o conteúdo do acórdão não forem concluídas, em tese, o julgamento de Bolsonaro não está oficialmente concluído. Também em tese, os efeitos da condenação também não estão valendo. Se isso não ocorrer até a próxima eleição, no ano que vem, Bolsonaro poderia usar a falta de condenação oficial como argumento para se candidatar.

Em 2026, o TSE será presidido pelo ministro Nunes Marques, com André Mendonça como vice. Ambos foram indicados por Bolsonaro, e Nunes Marques votou contra a condenação de Bolsonaro no julgamento no TSE. Ainda que inelegível, o ex-presidente poderá tentar registrar uma candidatura e esperar o julgamento dela.

:: Entre celebrações e críticas ao TSE, inelegibilidade de Bolsonaro estremece mundo político ::

Bolsonaro, aliás, pode ser condenado pelo TSE novamente. Ele responde a 15 processos na corte. Parte deles contém acusações semelhantes: ataques à Justiça Eleitoral e a disseminação de fake newsdurante as eleições.

A tendência do TSE é manter suas posições sobre casos parecidos. Isso faz com que Bolsonaro possa ser considerado inelegível novamente, em outros processos, o que tornaria os recursos contra a primeira condenação inócuos.

Relembre:

Edição: Vivian Virissimo


Relacionadas

  • TSE inicia nesta sexta (22) julgamento de recurso da defesa de Bolsonaro contra inelegibilidade

  • Bolsonaro inelegível: TSE marca julgamento de recurso de ex-presidente

  • Com Bolsonaro inelegível, qual o futuro do bolsonarismo?

BdF
  • Quem Somos

  • Parceiros

  • Publicidade

  • Contato

  • Newsletters

BdF
  • Quem Somos

  • Parceiros

  • Publicidade

  • Contato

  • Newsletters

  • Política de Privacidade

  • Redes sociais:


    Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

    Visitantes, por favor deixem um comentário::

    © 2024.cc777sitemap